quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Membros da Renoi lançam livros na SBPJor

O 7º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo - que acontece este mês na ECA/USP - reserva momentos de descontração também, como a sessão de lançamento de livros. Ela acontece em 26 de novembro, a partir das 20 horas, e na ocasião ao menos dois dos membros da Renoi estarão autografando exemplares para seus leitores: Josenildo Guerra e Fernando de Oliveira Paulino.

Confira:

Responsabilidade social da mídia. Análise conceitual e perspectivas de aplicação: Brasil, Portugal, Espanha
A publicação é resultado de doutorado do autor baseado em estudo conceitual e pesquisa aplicada sobre a Responsabilidade Social da Mídia, políticas de comunicação e formas de Prestação de Contas no Jornalismo. Para isso, o autor entrevistou jornalistas, empresários e representantes de organizações não-governamentais nos três países.
Autor: Fernando Oliveira Paulino
Editora Casa das Musas

Comunicação e Saúde
O livro reúne múltiplas abordagens da comunicação para a saúde. Os artigos e entrevistas fazem uma reflexão de experiências realizadas em três continentes (Brasil, México e Tanzânia), tendo como objetivo a disseminação de informação sobre saúde, juventude e comunicação. A publicação pretende estimular o diálogo com jovens, jornalistas e produtores de conteúdo audiovisual sobre a promoção à saúde, contribuindo para a criação de linguagem que proporcione maiores possibilidades de interação.
Organizador: Fernando Oliveira Paulino
Editora Casa das Musas

LUSOCOMUM: Governança, Transparência, Accountability e Comunicação Pública
O livro reúne diversificadas abordagens com o intuito de estimular o debate sobre Comunicação Pública e Jornalismo nos países de língua portuguesa, promovendo uma aproximação dos estudos e das práticas realizadas. Os artigos refletem experiências vividas por especialistas em seus campos de atuação e suas particularidades.
Organizador: Fernando Oliveira Paulino
Editora Casa das Musas

O Percurso Interpretativo na Produção da Notícia: Verdade e Relevância como Parâmetros de Qualidade Jornalística
Dois objetivos são buscados no livro: aproximar a reflexão teórica sobre o jornalismo ao saber prático da profissão e propor conceitos e parâmetros para a avaliação da qualidade de produtos e processos jornalísticos. Ambos os objetivos são complementares. A pretensão de unir teoria e prática produz o autoconhecimento da profissão sobre bases que a experiência demonstrou serem sólidas. A pretensão de qualidade se vale do autoconhecimento para avaliar a experiência quando seus resultados se tornam questionáveis. Para tanto, o autor dedica a Parte I à análise da objetividade (e à sua defesa) e a parte II, a sistematizar o método de trabalho jornalístico, a partir de conceitos como: percurso interpretativo, técnicas cognitivas, verdade, relevância, valores-notícia (de Referência, de Referência-Universal e Potenciais), qualidade e desempenho.
Autor: Josenildo Luiz Guerra
Editora da Universidade Federal de Sergipe / Fundação Oviêdo Teixeira

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostaria de saber um pouco mais sobre esse livro. Quem sabe uma resenha?!
Att