quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Debates na SBPJor enriquecem Renoi

As apresentações de duas comunicações coordenadas por integrantes e convidados da Renoi, com o total de 12 trabalhos, geraram debates oportunos durante a sétima edição do Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, realizada entre 25 e 27 de novembro no campus da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, em São Paulo.

Confira abaixo as ementas e os títulos das comunicações.

A íntegra dos trabalhos deve estar disponível em breve no sítio da SBPJor.

Título da comunicação coordenada: Ensino de jornalismo no Brasil e o currículo da Unesco

Coordenador: Rogério Christofoletti

Ementa: Em 2007, no Congresso Mundial sobre Ensino em Jornalismo, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) apresentou um documento com subsídios para estruturar cursos superiores de Jornalismo. “Model Curricula for Journalism Education” consumiu dois anos de trabalho e foi elaborado por professores de trinta países em cinco continentes. Por conta da abrangência da proposta e sua representatividade internacional, esta mesa coordenada discute o documento da UNESCO na perspectiva da formação jornalística no Brasil. Cerqueira apresenta uma síntese do “Model Curricula...", articulando-a com o papel pedagógico da crítica de mídia. Christofoletti compara conteúdos curriculares sobre ética profissional do modelo da UNESCO com os das instituições de ensino nacionais. Rothberg avalia os diferenciais esperados da formação específica em um mercado desregulamentado e sugere direções para a pesquisa de perfis profissionais. Martins apresenta resultado de pesquisa sobre a inserção da disciplina Ciberjornalismo nos currículos dos cursos no Rio Grande do Norte. Seligman e John avaliam a necessidade de preparar o professor para ensinar em um mundo midiático, estabelecendo um diálogo entre mídia e educação. Guerra analisa a proposta a partir dos conteúdos relacionados à gestão dos processos jornalísticos.

Trabalhos apresentados:

Ensino de jornalismo, perfis profissionais e democracia
Danilo Rothberg

Ciberjornalismo nas estruturas curriculares dos cursos de Jornalismo no Rio Grande do Norte
Gerson Luiz Martins; Juliana Fernandes; Gelzelena Gurgel

A gestão dos processos na formação do jornalista: uma análise comparada entre conteúdos curriculares e técnicas profissionais
Josenildo Luiz Guerra

Diálogos de Mídia & Educação: educação para educadores de um mundo midiático
Laura Seligman; Valquíria Michela John

A crítica da mídia e o debate democrático: O media watching nos currículos de Jornalismo
Luiz Augusto Egypto de Cerqueira

Currículos comparados: Ética Jornalística nos modelos da Unesco e nos cursos superiores brasileiros
Rogério Christofoletti

Título da comunicação coordenada: Ética e Qualidade no Jornalismo Brasileiro

Coordenador: Victor Gentilli

Ementa: O tema da qualidade vem sendo debatido pela Rede Nacional de Observatórios de Imprensa desde a SBPJor de 2007. Os trabalhos não tratavam explicitamente do tema, mas ele emergiu como uma questão a ser estudada e desenvolvida. No ano passado, os textos apresentados na Comunicação Coordenada da Renoi já tratavam explicitamente desta questão. A proposta de agora mantém a preocupação com a qualidade e a ela agrega a questão da ética. Sylvia Moretzsohn aborda alguns dos principais dilemas que o jornalismo enfrenta nesse novo contexto, diante da perda desse controle classicamente exercido pela mediação jornalística. Fabio Pereira e Kenia Maia as relações entre a noção de liberdade de imprensa e a construção da identidade profissional no jornalismo. Victor Gentilli apresenta o padrão de qualidade que vigorou no jornalismo brasileiro de 1950 a 1980. Mauricio Caleiro se detém sobre a violação da ética praticada presentemente pela Folha de S. Paulo, um jornal que se jacta pela alegada primazia na profissionalização de todas as etapas do processo de produção da notícia. Marcos Santuário reflete sobre a formação em Jornalismo Cultural, na perspectiva da qualidade dos profissionais e Fernando Paulino direciona sua pesquisa na busca de parâmetros para a atuação de Ombudsman em rádios, tomando como referência a Ouvidoria da Empresa Brasil de Comunicação.

Trabalhos apresentados:

De “Ouvinte” a “Ouvidor”: Responsabilidade Social da Mídia e parâmetros para atuação da Ouvidoria das Rádios da EBC
Fernando Oliveira Paulino

Apontamentos sobre a relação entre liberdade de imprensa e identidade profissional dos jornalistas
Kênia Beatriz Ferreira Maia; Fábio Henrique Pereira

Qualidade da Formação em Jornalismo Cultural na Modernidade Líquida
Marcos Santuario

Revisionismo histórico e violação da ética jornalística: a nova Folha de São Paulo
Maurício Caleiro

As encruzilhadas da ética em tempos de “nova mídia”
Sylvia Moretzsohn

Um padrão de qualidade no jornalismo brasileiro entre 1950 e 1980: liberdade, idiossincrasias, identidades
Victor Gentilli

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