sábado, 21 de abril de 2007

França - Brasília (2)

Mais do Mídia e Política desta quinzena:

França e Franca
Guilherme Nobre
A França votará para presidente em poucos dias, dia 22 de abril para ser exato. O processo eleitoral francês tem particularidades que interessariam à cidade paulista de Franca, e ao Brasil como um todo.

Nicolas Sarkozy e a Mídia: Candidato íntimo dos barões da imprensa
Leneide Duarte-Plon
A relação de Nicolas Sarkozy com jornais, revistas e redes de TV inaugurou na França uma nova fase no panorama político. Os principais barões da imprensa são alguns dos melhores amigos de Sarkozy, considerado um PhD em marketing político e apontado por institutos de pesquisa como vencedor do primeiro e do segundo turnos das próximas eleições presidenciais francesas. O fato novo dessa eleição é a força da internet, que pode neutralizar o papel da imprensa tradicional junto aos eleitores. A Web, juntamente com o voto da banlieue, a periferia das grandes cidades, majoritariamente antisarkozista, pode surpreender o resultado das eleições de 2007.

Mídia : os candiatos não negligenciaram nem Atout chien nem Funerarium magazine
A eleição presidencial não é somente o encontro entre um homem ou uma mulher e o conjunto dos franceses. É também uma confrontação entre um candidato e toda uma série de eleitores marcados, sobriamente designados pelo vocábulo "públicos específicos". Como testemunho, a massa de entrevistas e questionários dirigidos pelas publicações especialziadas e revistas, abordando ocasionalmente assuntos bastante precisos, e que são respondidos pelos protagonistas na corrida pelo Elysée

Nenhum comentário: