sábado, 21 de abril de 2007

Brasília - França (1)

No dia de Brasília, um post sobre as eleições presidenciais na França. Na verdade, links para o Mídia e Política, que está na rede...

Saída à Francesa na Eleição Presidencial 2007
Heloiza Matos
O que parece estar em jogo na decisão do voto do eleitor francês é: 1) a confiança na capacidade do candidato para "fazer o necessário"; e, 2) o sentimento de proximidade, o princípio de identificação entre candidato e eleitor. Sarkozy escolheu o apelo da capacidade, e usa como temas-chave da campanha a migração, a autoridade, a segurança. Segoléne optou por ser a candidata da proximidade. Ambos os candidatos romperam o equilíbrio entre essas duas expectativas que alimentam a confiança do eleitor. Bayrou, no centro da disputa, mesmo sem apoio partidário expressivo, pode ocupar um espaço inesperado no primeiro turno.

Crônica francesa: de Segolène Royal às calcinhas brasileiras
Zélia Leal Adghirni
Mesmo que não fique entre os dois candidatos que disputarão o segundo turno, madame Royal será vitoriosa, ao estabelecer no país uma nova identidade sexual na política, área reservada aos machos. Algo surpreendente em um país que costumamos ver como símbolo de alguns ideais do progresso da humanidade, da filosofia das luzes, das conquistas sociais.

Nenhum comentário: