domingo, 11 de novembro de 2007

Renoi: notícias de São Paulo

Luiz Egypto informa:

"O Observatório da Imprensa é uma entidade não-corporativa, não-governamental e sem fins lucrativos, cuja missão é fazer o acompanhamento do desempenho da mídia brasileira. O media watching restrito aos círculos acadêmicos e profissionais é aqui oferecido à cidadania sem o filtro profissional e corporativo. O OI funciona como fórum permanente onde os usuários da mídia podem manifestar-se e participar ativamente e seu diferencial consiste no fato de ser um produto jornalístico de crítica de mídia. O Observatório da Imprensa e o Instituto Projor, sua instituição mantenedora, são pioneiros no sentido de estimular e enriquecer o debate público a respeito do desempenho da mídia no Brasil.

A centralidade da mídia na construção da agenda política e sua inserção no cotidiano da vida social, sobretudo a partir da popularização da tecnologia digital e do crescimento exponencial da internet, fez com que a sociedade brasileira incorporasse em definitivo o direito e o dever de discutir o comportamento dos veículos de comunicação. O Observatório da Imprensa – na internet, na televisão e no rádio – contribuiu e contribui para cristalizar no país a consciência de que a imprensa concerne a todos os cidadãos e cidadãs. Sua atuação regular, desde abril de 1996, demonstra que a observação é uma forma democrática de exercer controle social sobre a mídia: os observados mudam de atitude porque sabem que estão sendo observados.

A proposta do debate ampliado sobre a mídia visa contribuir para a qualidade e excelência dos meios de comunicação no país. A desqualificação no jornalismo cria padrões de incompetência que se projetam para o resto da sociedade. O Observatório da Imprensa acredita que o desenvolvimento sustentável depende de instituições respeitadas, competitivas, desconcentradas, razoavelmente autônomas e capazes de funcionar acima dos lobbies políticos, sindicais ou econômicos."

Nenhum comentário: