terça-feira, 17 de abril de 2007

Mídia e Política: edição 31 (2)

Para que serve uma ouvidoria?
Paulo Machado
Colocando-me na posição de leitor, percebi que às vezes lemos uma notícia que em vez de nos esclarecer sobre um determinado assunto nos enche de dúvidas. As perguntas ficam entaladas em nossa garganta e não sabemos a quem recorrer para pedir as respostas. Aí nos perguntamos se somos nós que não conseguimos entender ou se foram os jornalistas que não souberam explicar. Seja qual for o caso, a Ouvidoria deve ter a resposta. Ela é um canal de diálogo para receber as perguntas, críticas e sugestões.

Hábitos profesionales de los periodistas latinoamericanos
Oscar Ordóñez A.
Profissionais que trabalham o tempo inteiro. Que possuem menos de quatro horas para apurar. Que passam a maior parte do tempo no escritório do que na rua. E que preferem um entrevista exclusiva como principal fonte de informação. É este o perfil geral dos jornalistas latino-americanos, segundo a pesquisa "Hábitos de trabajo del periodista latinoamericano" promovida pela Konrad Adenauer e pelo Instituto Prensa y Sociedad (Ipys). O estudo entrevistou 182 jornalistas de 11 países: Argentina (20), Bolívia (20), Chile (15), Colômbia (20), Equador (20), Guatemala (20), México (18), Paraguai (12), Peru (10), Uruguai (11) y Venezuela (16).

Rede Renoi realiza primeiro Encontro
A Rede Nacional de Observatórios da Imprensa (Renoi) realiza entre os dias 31 de maio de 02 de junho o seu primeiro encontro nacional. O evento acontece em Vitória (ES) e é organizado pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Comunicação (Nexo) e pelo Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Objetivo é estreitar laços entre os participantes e discutir a construção de projetos interinstitucionais de observação da mídia.

acesso: Mídia e Política

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