sábado, 30 de outubro de 2010

Renoi contribui para produção de indicadores globais de sustentabilidade da mídia

Os integrantes da Renoi Luiz Egypto e Danilo Rothberg participaram em outubro de 2010 do seminário “Indicadores de sustentabilidade para o setor de mídia na América Latina”, promovido em Brasília pela Representação da UNESCO no Brasil, Global Reporting Initiative (GRI), Fundação AVINA, Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI), Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano (FNPI) e Universidade Javeriana da Colômbia, com o apoio da Fundação Ford.

O evento integrou um processo iniciado pela Fundação AVINA na Colômbia, que tem como objetivo elaborar indicadores de responsabilidade social empresarial para o setor de mídia, utilizando a metodologia do GRI, organização internacional com sede na Holanda, que desenvolveu um quadro de referência para relatórios de sustentabilidade usado por grandes empresas como Vivendi, Berstelmann, Petrobras, Holcim, Shell, Cemex, Bradesco, Itaú, Merck e Bayer.

O GRI tem desenvolvido, além do conjunto de indicadores básicos, uma série de parâmetros adicionais para setores empresariais específicos. Desde 2008, foi iniciada a construção de um complemento dirigido à mídia, processo que tem avançado com êxito e que conta com a participação de alguns dos mais importantes grupos de comunicação do mundo, bem como de representantes de diversas organizações sociais globais. A Renoi tem participado ativamente do processo, interagindo com outros atores sociais e empresariais na direção de indicadores sólidos a serem concluídos em 2011.

Clique aqui para conhecer a versão em elaboração dos parâmetros adicionais de sustentabilidade para o setor de mídia.

Nenhum comentário: