sábado, 15 de setembro de 2007

Monitor de Mídia em nova fase


O grupo de pesquisa Monitor de Mídia estreou nesta sexta-feira, 14 de setembro, uma nova fase em seus projetos de pesquisa. Após seis anos de acompanhamento da imprensa, o projeto redefine seu foco de atuação, reforça sua vocação e estende suas preocupações à relevância e à repercussão social do conteúdo da mídia, ampliando o trabalho que se dedicava somente ao jornalismo. Agora, as duas principais linhas de pesquisa, “mídia, educação e cidadania” e “ética e crítica de mídia”, serão aplicadas em busca de desdobramentos que representem aplicações e resultados.

O Monitor de Mídia, que é formado por alunos e professores, passa a ser uma revista mensal multimídia. O conteúdo estará disponível dentro do portal da Universidade do Vale do Itajaí – Univali -, no endereço http://www.univali.br/monitor. O site do projeto sofreu ajustes na distribuição dos conteúdos e alterações na página de entrada, tudo para modernizar o desenho da entrada do site, possibilitar maior visualização das novidades da edição e melhorar a navegabilidade. Arquivos de áudio e vídeo serão os principais suportes dos habituais diagnósticos e artigos publicados pelo grupo.

Segundo o professor responsável pelo projeto, Dr. Rogério Christofoletti, o olhar do grupo se modificou. “Deslizes e erros da mídia serão apontados, mas iremos salientar também as boas práticas jornalísticas. Não basta fazer análises e crítica da mídia. Vamos propor soluções às questões que afligem a mídia; vamos sugerir pautas e formas de abordagem de temas”, explica Christofoletti sobre parte da nova metodologia do projeto.

Os Oito Objetivos do Milênio instituídos pela ONU também estarão na base das análises do projeto. O grupo entende que não é legítimo esperar e exigir que a mídia se paute pelos ODM. Estes são prioridades da ONU e dos países que assinaram a Declaração do Milênio. No entanto, o Monitor de Mídia acredita que os meios de comunicação têm função social, pois produzem conteúdos de utilidade pública, com clara influência na agenda coletiva. Não serão cobradas pautas com ligação direta aos ODM, mas que assuntos relacionados a eles sejam cobertos.

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