quinta-feira, 17 de maio de 2007

Gonzaga Motta, editor da BJR, informa:

Pesquisa em Jornalismo: BJR consolida identidade

Em sua tarefa de identificar tendências na pesquisa sobre jornalismoe ajudar a construir uma sólida teoria para um campo vasto e que tem se apoiado em ciências afins, a revista Brazilian Journalism Research, BJR, chega ao seu quarto número consolidando uma identidade para a pesquisa jornalística no Brasil, como afirma seu editor executivo, Luiz Gonzaga Motta, no editorial.

A revista, uma publicação semestral da Associação Brasileira dePesquisadores em Jornalismo, SBPJOR, tem como uma das suas características principais apresentar a pesquisa empírica e teórica feita nas universidades brasileiras sobre as várias práticas jornalísticas. Com isso, contribui para fortalecer o campo do jornalismo como uma área de pesquisa relativamente autônoma de outros espaços sociais. Contribui também para dar visibilidade e maior consistência aos estudos jornalísticos no Brasil. Sua apresentação, em inglês, favorece o reconhecimento deste esforço em outros fóruns internacionais.

O novo volume consolida esta postura da revista. A seção “dossiê”desta edição é dedicada à relação Jornalismo e Democracia, com artigos quemostram o crescimento da crítica à imprensa, com o levantamento do número de sites e revistas voltados ao exame de publicações na América Latina. Outro tema do dossiê aponta as diferenças das práticas políticas e jornalísticas e a relativa autonomia entre elas. O crescimento do Jornalismo Cidadão é também revisitado.

A revista apresenta ainda artigos variados com contribuiçõesimportantes sobre o discurso jornalístico, a pesquisa qualitativa nojornalismo, as relações entre produção e recepção nos telejornais, as basescientíficas do jornalismo digital e suas fontes, assim como uma pesquisaempírica das relações entre mídia e religião no Brasil.

A nova edição tem 190 páginas e pode ser consultada na bibliotecas dosprogramas de pós-graduação em Comunicação das universidades brasileiras ou adquirida diretamente na Banca do Daniel ou junto à direção da SBPJOR, através de contato com a diretora administrativa Claudia Lago pelo endereço eletrônico clago@sbpjor. org.br, preço de R$ 15,00.

A BJR tem uma tiragem de 700 exemplares e é distribuída a todos osassociados, para os programas de pós-graduação em comunicação e parapesquisadores de referência na área em países como Argentina, Chile, África do Sul, Austrália, Espanha, Estados Unidos, Finlandia, França, Itália, Inglaterra, México, Portugal, Suécia e Uruguai.

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