terça-feira, 19 de novembro de 2013

SBPJor em Brasília

A Renoi participou com três mesas coordenadas no 11º encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo - SBPJor, na Universidade de Brasília. Com três propostas distintas, mas próximas pelo caráter de análise crítica de mídia, todas acabaram reunidas em uma só reunião. Acompanhe o que as mesas trouxeram ao debate:

Comunicação Coordenada 1
Qualidade no Jornalismo: Teoria e Prática, Pesquisa e Ensino
Proponente: Danilo Rothberg
Local : Sala 8 – Térreo FAC/UnB
Ementa: A qualidade no jornalismo é temática crescentemente explorada nos campos de pesquisa e ensino no Brasil, o que tem gerado o avanço do conhecimento científico e o aprofundamento de perspectivas teóricas relevantes e contribuições para o aperfeiçoamento de práticas profissionais. Esta comunicação coordenada reúne trabalhos de integrantes da Renoi (Rede Nacional de Observatórios de Imprensa) que apresentam fundamentos teóricos e resultados de investigações recentes. Danilo Rothberg e Kátia Viviane da Silva Vanzini (Unesp) traçam uma proposta de parâmetros de avaliação de qualidade do jornalismo na comunicação pública digital. Luiz Martins da Silva e Fernando Oliveira Paulino (UnB) apresentam aspectos filosóficos e deontológicos do ensino da ética jornalística. Victor Gentilli (Ufes) e Luma Poletti Dutra (UnB) analisam a cobertura jornalística da Lei de Acesso à Informação e a produção de informação para a cidadania. Naiza Comel e Laura Seligman (Univali) pesquisam a qualidade editorial dos veículos de imprensa do interior do Estado de Santa Catarina. Rose Mara Vidal de Souza (UVV e Ufes) analisa o potencial de impacto da Lei de Acesso à Informação sobre as práticas jornalísticas.
Anotações para uma proposta de parâmetros de análise de qualidade do jornalismo na comunicação pública digital
Danilo Rothberg
Kátia Viviane da Silva Vanzini
Perspectivas de ensino para Ética na comunicação
Luiz Martins da Silva
A qualidade dos novos jornais de interior catarinenses – caminhos e desvios na prática do Jornalismo Impresso
Naiza Comel,Laura Seligman
A Nova Lei de Acesso à Informação e os impactos nas práticas jornalísticas
Rose Mara Vidal de Souza
Dos arcana imperii à accountability: a transparência como desafio aos jornalistas
Victor Gentilli,Luma Poletti Dutra


Comunicação Coordenada 9
Qualidade no Jornalismo produzido na internet e a difusão popular e nas mídias sociais, aspectos culturais
Proponente: Gerson Luiz Martins
Coordenador da Mesa: Sérgio Luiz Gadini
Local: Sala 1 – Térreo FAC/UnB
Ementa: Esta mesa coordenada reúne trabalhos de integrantes da Renoi (Rede Nacional de Observatórios de Imprensa) que apresentam fundamentos teóricos e resultados de investigações recentes. A qualidade no jornalismo é temática crescentemente explorada nos campos de pesquisa e ensino no Brasil, o que tem gerado o avanço do conhecimento científico e o aprofundamento de perspectivas teóricas relevantes e contribuições para o aperfeiçoamento de práticas profissionais. Gerson Luiz Martins e Fernanda França (UFMS) fazem um estudo sobre os uso das mídias sociais nas recentes manifestações populares no país a partir dos estudos de Lev Manovich; Sérgio Gadini (UEPG) discute a formação profissional em Jornalismo voltada ao campo cultural, com ênfase no exercício da crítica, impulsionado pelo acesso às redes sociais e novos dispositivos midiáticos; Lilian França (UFS) com base em uma revisão bibliográfica identifica os principais tipos de sistemas paywall e analisa os casos de três diferentes modelos: unilateral, poroso e signwall, Felipe da Costa (UFSC) texto que busca compreender o processo de construção da notícia no Linha Popular, jornal de pequeno porte de Camboriú (SC), utiliza como perspectiva teórica o newsmaking e Marcos Santuário (Feevale) que faz um estudo sobre o espaço do local e do global no jornalismo cultural impresso: o Caso do Jornal NH.
As mídias contemporâneas como ferramentas de mobilização e participação cidadã
Gerson Luiz Martins
Fernanda França Fortuna
Sistemas paywall , critérios de qualidade e determinação de “Conteúdo Premium” no “The New York Times”
Lilian Cristina Monteiro França
A produção do jornalismo popular: rotinas e valores-notícia no jornal Linha Popular
Felipe da Costa
O Jornalismo cultural entre os limites do mercado e os desafios da formação profissional: Sugestões para pensar o ensino e produção da crítica em mídia e cultura
Sérgio Luiz Gadini
O espaço do Local e do Global no jornalismo cultural impresso
Marcos Emilio Santuario


Comunicação Coordenada 10
Qualidade no Jornalismo: metodologias e experiências de avaliação
Proponente: Josenildo Luiz Guerra
Local: Sala 4 – Térreo FAC/UnB
Ementa: Esta comunicação coordenada reúne trabalhos de integrantes da Renoi (Rede Nacional de Observatórios de Imprensa) que apresentam fundamentos e experiências de avaliação de conteúdos jornalísticos. Josenildo Guerra e Nara Barreto (UFS) apresentam uma metodologia para avaliação de qualidade do requisito relevância, a partir da ferramenta Matriz de Relevância. Rogério Christofoletti e Lívia Souza Vieira (UFSC), uma metodologia de detecção de erros em quatro webjornais brasileiros, sob a perspectiva da ética, em confluência com a técnica e a qualidade. Bruno Tavares (UFS) analisa a qualidade do conteúdo de um telejornal, a partir do confronto entres princípios editorias publicados e situações de conflitos de interesse, como no caso de direitos de transmissão esportiva envolvendo a Copa do Mundo. Luciane Justus dos Santos e Marcelo Engel Bronosky pesquisam a interatividade e as manifestações dos leitores decorrentes desse processo para identificar marcas que podem revelar as lógicas internas de seleção e construção do debate público midiatizado.
Qualidade em Jornalismo: metodologia para avaliação do requisito relevância
Josenildo Luiz Guerra
Nara Barreto
Erro em portais noticiosos: considerações sobre qualidade e ética
Rogério Christofoletti
Lívia Souza Vieira
Avaliação de Qualidade no Telejornalismo: princípios editoriais e a cobertura do Jornal Nacional dos preparativos da Copa do Mundo e Copa das Confederações.
Bruno da Silva Tavares
A interatividade do leitor no Jornal da Manhã: entre lacunas e perspectivas
Luciane Justus dos Santos
Marcelo Engel Bronosky

Nenhum comentário: